O Sistema Solar e os seus Planetas
O Sistema Solar é um dos muitos sistemas planetários da Via Láctea. É constituído por 8 planetas principais (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno); planetas anões (como, por exemplo, o Plutão) e satélites naturais (como a Lua). Todos os planetas constituintes orbitam em torno do Sol (uma estrela), tendo assim um movimento e um período de rotação e um movimento e um período de translação.
Características de alguns planetas do sistema solar:
Mercúrio: Mercúrio é o planeta principal mais pequeno e o mais próximo do Sol. É também o planeta com o menor período de translação.

Vénus: Vénus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol, e apesar de não ser o mais próximo deste, é o planeta mais quente. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

Marte: Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é chamado de "Planeta Vermelho", devido ao óxido de ferro predominante na sua superfície que lhe dá uma aparência avermelhada.

Júpiter: Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. O seu tamanho rende-lhe uma grande quantidade de Satélites Naturais, que orbitam ao seu redor, cerca de 70.

Saturno: Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, tendo um diâmetro nove vezes superior ao da Terra. É composto, maioritariamente, por hidrogénio, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.

Urano: Urano é um dos quatro planetas gasosos do Sistema Solar. É o terceiro maior planeta desse sistema e apresenta uma composição de gases como o hidrogênio e o hélio.

Neptuno: Neptuno é o oitavo planeta a partir do Sol. É um gigante gasoso, bem como Júpiter, Saturno e Urano. Está distante a 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e demora 156 anos terrestres para completar uma órbita. Foi descoberto em 1846 e recebeu o nome do deus romano do mar.
